Uma palhaçada pra assistir essas ridículas – Por Natália de Andrade
Vem Ca Tua Graça, Vem! – II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará
Apresentação: Égua Du Cabaré
Realização: Preciosas Ridículas – Núcleo de
Mulheres Cômicas de Belém
Natália de Andrade[1]
Quero começar contando da dificuldade cômica pra eu assistir essa apresentação.
Em primeiro lugar, nunca confie em ninguém, nem na sua própria família!
Eu tinha me planejado pra ir a essa apresentação do grupo ridículas que a professora indicou pra turma. Eu sairia da minha casa e chegaria na parada de ônibus 16:30h, pegaria o Guajará Ver-o-Peso e chegaria na Pedro Álvares Cabral as 17h e pouco e andaria minhas três quadras pra chegar na ETDUFPA. Lá o pessoal da faculdade ia se reunir pra ir pra praça do Guamá onde teria a apresentação. A gente tinha se organizado assim porque algumas pessoas lá, assim como eu, não sabem andar por essa cidade confusa que é Belém. Esse era o plano, o caminho e horários que eu sigo sempre, porém, resolvi escutar as potocas da minha família.
A gente tinha se reunido aqui em casa desde manhã, comemorando a visita do meu pai que há muito tempo não o víamos. Como o meu irmão ia deixar de carro meu pai no centro de Belém a tarde, ele me ofereceu uma carona. Disse que ia me deixar na ETDUFPA no caminho. Então eu poderia economizar a passagem de ônibus, perfeito! Mas na prática é outra história.
Era 17:30h quando saímos da nossa casa em Ananindeua. Eu estava com ódio por esses machos ficaram se enrolando pra sair de casa. Confesso que tenho uma parcela de culpa porque me atrasei um pouco pra me organizar também. Uma hora pra chegar no centro de Belém, chegando lá eu queria estar antes das 18:30h na faculdade, mas não ia dar tempo. Meus parentes chatos sugeriram pra gente ir primeiro na casa da vovó buscar algumas coisas e pra tomar bença da vovó. Depois deixar o papai no compromisso dele quando desse 19h e em seguida iam me deixar direto na praça que ia acontecer a apresentação. E assim aconteceu, tudo fora do meu controle que inclusive é um defeito meu que eu odeio e tento mudar. Eu pegava ranço de tudo até da minha sobrinha querendo fazer totô bem na hora que a gente tava quase saindo da casa da minha avó. Mas que menina chata!
Eu já tava nervosa pensando que a apresentação das ridículas era 19h. Nem reparei que horas eu cheguei na praça, mas deu tudo certo! Era tudo neura da minha cabeça chegar cedo. Só tinha as lonas montadas e as palhaças e o público ainda tava chegando. Eu tava morrendo de fome e comi um podrão com a minha colega enquanto estavam se organizando pra começar a apresentação. Daí começou!
As crianças pequenas ficaram virando bicho brincando lá nas cortinas. Aí veio as palhaça tudinho dançando e foi muito bom de ver o carisma delas e a plateia toda feliz cantando e dançando junto. Aí veio a Matinta Pereira, logo filmei e mandei pra minha vó, ela rachou o bico. Aí uma palhaça sozinha, médica, chegou. Ela foi consultar um cachorro e enganou ele oferecendo açaí pra ele tomar, pois todo cachorro paraense dá valor em um açaí, em troca ele deixou ela dar uma injeção nele. Depois veio um palhaço melancólico que mostrou o bundão pra gente. Aí depois chegou uma palhaça com um negócio grande de pular alto e fingiu quase cair, não sabia andar direito, depois ela começou a pular corda e fazer umas acrobacias doidas usando aquele negócio que deixava ela altona e dava uma agonia de pensar que ela ia cair, mas ao mesmo tempo muito engraçado. Depois veio mais algumas palhacinhas que eu não prestei muita atenção porque já eram 21:00h e eu tava pensando nos dois ônibus que eu pegaria pra voltar pra casa. Olhei o preço do Uber moto e tavam dando tão baratinho. Fiquei com medo de mais tarde ta caro e pedi logo. Fui embora da apresentação com muito bom humor.
26 de setembro de 2024
[1] Graduanda do curso de Licenciatura
em Teatro da UFPA.
Vem Ca Tua Graça, Vem!
II Festival Internacional de Mulheres Cômicas do Pará
Realização
Preciosas Ridículas - Núcleo de Mulheres Cômicas de Belém
Produção
Agridoce Artes Produções @agridoceartesproducoes
Produção Audiovisual
Tarsila Film e Produção @tarsilafilm (Tarsila Rosa)
Parceria
Palhaços Trovadores @palhacos_trovadores
Apoio
FADESP @fadesp_ufpa
Fomento Cultural
FUMBEL
Prefeitura de Belém / Lei Paulo Gustavo @prefeituradebelem
Ministério da Cultura - Governo federal
Ilustração
Marton Maués @martonsmm54
Arte Gráfica
Brunno Euller @brunno.euller
Texto
Penélope Lima
@penelopelimaa
*Projeto selecionado pelo Edital de Múltiplas Linguagens - art. 8°- Lei
Paulo Gustavo